Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

A superlotação carcerária e a responsabilidade do Estado ao preso infrator

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos

A superlotao carcerria e a responsabilidade do Estado ao preso infrator

É sabido de todos nós a situação caótica do sistema carcerário brasileiro. O Brasil é considerado um dos países que tem a maior população carcerária do mundo, de acordo com os dados de Institute of Criminal Policy. Isso significa que o numero de presídios no país não é suficiente para 'hospedar' todo mundo. Por isso, adotou-se no Brasil a tornozeleira eletrônica para casos específicos.

A Constituição Federal de 1988 trás em seu artigo , inciso III, o princípio da dignidade da pessoa humana. Tal princípio sempre esteve atrelado ao homem através de suas relações sociais por meio de sua boa conduta perante a sociedade. Por essa razão, a qualidade moral ou conduta/comportamento do ser humano deve ser respeitada. E foi por meio desse princípio que se fundamentou o Estado Democrático de Direito, e dessa forma a efetiva aplicação da norma.

Uma recente decisão do STF reconheceu a responsabilização por danos morais do Estado ao preso que esteve ou está submetido a situações precárias e desumanas. E o que se teme é o aumento dos números de ações contra o Estado por presos em todos o sistema prisional do país.

Nesse entendimento, um promotor de Justiça de Piracicaba/SP, oficiou o juiz de Direito da vara da Fazenda Pública daquele município acerca das ações ajuizadas por presos contra o Estado por más condições carcerárias. O promotor argumentou que as indenizações fossem convertidas às vítimas dos presos, uma vez que o art. 39, I e VII, da LEP, estabelece que é dever do condenado indenizar a vítima ou seus sucessores.

Em linhas gerais, o que se pretende discutir aqui é o preceito fundamental do texto constitucional e a situação carcerário do país. O Brasil viveu uma forte crise no final do ano de 2016 nos presídios de alguns estados. E recentemente, tivermos o caos generalizado no estado do Espírito Santo. E pelo que temos visto, a situação de insegurança pública ainda não acabou.

Como é possível mudar esse situação?


______

*Imagem da internet

Notícia no Migalhas

  • Publicações61
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações561
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-superlotacao-carceraria-e-a-responsabilidade-do-estado-ao-preso-infrator/433362221

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)